segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

ENTREVISTA: O TESTIFY (TESTEMUNHO) DE SONNY SANDOVAL E DO P.O.D.

ENTREVISTA: O TESTIFY (TESTEMUNHO) DE SONNY SANDOVAL E DO P.O.D. Segunda Entrevista


Abaixo, está a tradução da segunda parte da entrevista feita por Mark Mooring com Sonny Sandoval, para a revista Christianity Today.

Mark Mooring: O making-of Testify foi uma longa jornada. No fim de 2004, o processo criativo estava indo muito bem, mas, então, quando chegou o inverno e você conseguiu entrar em estúdio, parece que isso ficou de lado. O que aconteceu?
Sonny Sandoval: Nós fomos para o The Plant Studios em Sausalito, onde o Metallica, Dave Matthews e todos esses lendários grupos gravaram. Mas a vibração não estava lá. Nosso produtor disse que ele realmente não se importava com o equipamento que estava lá. Ele disse: Eu posso fazer isso funcionar. E nós dissemos algo como: Nós não queremos apenas fazer isso funcionar. Nós tínhamos conseguido um pequeno estúdio em San Diego que nos deixaria mais empolgados. E aquilo mudou todo o nosso pensamento. Nós queríamos estar em San Diego [a cidade dos integrantes da banda].

Mas, então, quando nós estávamos gravando os demos, nós sentimos que não tínhamos dado nem um simples passo adiante. Então, naquele momento nós decidimos explorar outras opções.

Mark Mooring: Foi quando o Glen Ballard entrou em cena?
Sonny: Correto. Nós encontramos com ele pessoalmente. Nós queríamos que ele soubesse que não éramos outra banda tentando usá-lo pelo seu talento. Nós queríamos estar conectados com ele primeiro. E nós fizemos isso. Ele é um cara legal, como um hippie da velha escola. Ele ouviu algumas músicas, e ele disse algo como: Cara, eu estou nessa. Então tudo que queríamos fazer era entregar a ele nossos demos. Ele apenas colocou-os no seu computador e pegou o melhor de cada um. Então, nós fizemos várias dublagens por cima daquilo. Isso ficou ótimo.

Mooring: Isso sôa como se ele tivesse trazido o melhor de vocês.
Sonny: Esse foi o tempo mais longo que eu já demorei para fazer um álbum. Naquele momento, eu acho que nós estávamos todos, apenas, um pouco confusos e nós não sabíamos mais o que estava bom. Nós só dissemos a ele: Nós só precisamos que você filtre tudo que nós fizemos e nos diga o que está bom, porque agora nossos ouvidos estão bastante condicionados.

Mooring: A banda tinha perdido sua confiança?
Sonny: Eu acho que isso era mais ou menos um caso de, no momento, você se manter ouvindo a essência e deixar outras pessoas ouvirem isso. Isso que era legal no Glen Ballard. Ele disse: Cara, a essência das músicas tem um som incrível. Você precisa de mim para quê? Essa foi a impressão que ele nos deu. Nós perguntamos a ele: Nós precisamos regravar e começar tudo de novo? E ele disse algo como: Não, cara, vocês estão lá. Só me deixa temperar um pouco isso com meu pó mágico e nós vamos refazer só algumas partes necessárias. Mas, vocês caras, criaram algo espetacular. Assim, ele maravilhosamente bem nos devolveu nossa confiança, se tinha alguma coisa perdida.

Mooring: Falando de confiança, o que aconteceu entre o Sattelite [3 milhões de discos vendidos] e Payable On Death [500 mil discos]? Porque esse último não explodiu como Sattelite, e vocês perderam alguma confiança como conseqüência disso?
Sonny: Nós não perdemos a confiança. Eu ouvi aquele álbum recentemente, e isso [baixas vendas] realmente me desanimou porque eu amo aquele álbum. Eu acho, realmente, que ele não teve o crédito que mereceu.

Mas, naquele momento havia várias mudanças de pessoal no selo [Atlantic]. Eles estavam preocupados com seu trabalho e eles não se importaram com as músicas e os artistas. Nós tínhamos uma música e um vídeo nas paradas da TRL [Will You]. Nós fomos bem em vendas na primeira semana. Estávamos em turnê com o Linkin Park. Estava tudo indo bem. E tínhamos feito um vídeo incrível para Change The World, que eu acredito teria sido um grande sucesso – exceto o fato de a Atlantic não ter feito bons negócios com a MTV. Eles não estavam fazendo negócios com ninguém, porque todo mundo estava concentrado em seu próprio trabalho. Então, quando eles montaram um novo time para a marca, 95% do pessoal novo não tinha um relacionamento conosco. P.O.D. não significava nada para eles. Nós díziamos para eles: 'Hey, esse é um grande álbum'. Mas, eles nem se importavam.

Um dos caras mais importantes dali disse: Vocês, caras, basicamente, estão sendo dados como mortos. Eu sinto muito por isso e não há nada que eu possa fazer – exceto que vocês tem que ir e fazer outro grande álbum. Isso foi um tanto desencorajador, mas é assim que funciona esse meio.

Mooring: Em relação ao Testify, você acha que vai sair tudo bem?
Sonny: Nós ainda temos nossas dúvidas e inquietações, mas estamos certos de que isso é uma nova marca, uma nova empresa. Nós encontramos muitas pessoas e eles foram incríveis e relamente curtiram o trabalho. Nós temos todo o suporte de que precisamos. Mas isso só vem a tona se as músicas e a Atlantic estiverem boas para cooperarem. E eu acho que se esse álbum for bem muita gente vai querer comprar o Payable On Death.

Mooring: O release da Word / Warner, que está distribuindo sua música para as livrarias cristãs, chama o Testify de o álbum mais espiritual que o P.O.D. já fez.
Sonny: (risos) Eu acho que isso é um slogan de vendas. O meu é que tudo o que nós fazemos é para um tempo e lugar. Nós temos atravessado muita coisa nos últimos anos, mas nós sempre estamos lá, amando a Deus e as pessoas. Nós estamos fazendo o melhor que podemos fazer.

Quando nós aparecemos [no início dos anos 90], nós estávamos em uma missão de levar nosso cristianismo às ruas, de contar as pessoas sobre as coisas que nós acreditávamos. Agora, as pessoas sabem disso; eles esperam isso do P.O.D.. Agora é só ir lá e viver isso dia após dia e tentar fazer isso. Nós estamos apenas tentando manter tudo no contexto.

Nós começamos cada álbum de joelhos e oramos que Deus faça algo extraordinário com isso. Então, se isso significa ser, isso significa ser. E se isso não é, então Deus terá graça para conosco. Mas, nós vamos sempre fazer isso para Deus e eu acho que isso se reflete na nossa música. Nunca há uma doutrina. As músicas e as letras são sempre sobre o que está acontecendo em nossas vidas agora. E é claro que isso é apenas o caminho que o P.O.D. tem para sempre mostrar a esperança que nós temos em Cristo, o amor que nós temos, que a promessa que nós temos vem de cima. Isso sempre é mostrado nas nossas músicas.

Mooring: Quando eu ouço os seus álbuns, com algumas canções eu penso É uma linda canção sobre fé, outras eu penso Isso seria sobre fé ou sobre relacionamentos e de outras músicas eu penso Essa é apenas uma ótima canção de rock.
Sonny: Sim, você está totalemente certo! Essa é a combinação que nós estamos fazendo. Algumas músicas, as pessoas sabem, sem dúvida, do que estamos falando. Em outras eles pensam Eles poderiam estar dizendo isso. Eles poderiam estar dizendo aquilo . É a mesma coisa com Testify. Mas até em canções como Boom [do Sattelite], apenas uma canção de rock, você vai sempre encontrar uma frase ou duas que te transmite esperança e te inspira a alguma coisa. É aquela pequena cor na paleta que vai mudar sua mente sobre como você vê isso.

É assim que nós pensamos sobre música. Eu não quero explicar as canções. Algumas tem um conceito óbvio e outras serão aplicadas na sua vida – e não na minha, nem na de mais ninguém. Mas eu honestamente acredito que tanto quanto nós damos essas músicas para Deus, Ele fará isso formar um sentido para você e na sua própria vida, porque isso fez sentido na minha.

Há algumas músicas em Testify que são justas [sobre fé], e você saberá do que nós estamos falando. E há canções que são tipo, cara, elas poderiam ser sobre mim e meu filho ou sobre mim e minha mãe. Isso é que é legal na nossa música, as pessoas sempre estão tentando entender e se maravilhando.

Mooring: Mas uma das músicas novas não deixa nenhuma dúvida. Strength of My Life [Força da Minha Vida] é claramente uma canção apenas de adoração.
Sonny: Acabou se tornando no caminho. Quando Matis [cantor de reggae judeu Matisyahu] veio, nós dissemos que ele seria livre para aplicar o estilo que quisesse e nós completamos com um reggae. Nós queríamos que ele abrísse seu livro e cantasse algo em hebraico, mas ele só pegou a Bíblia, um dos Salmos do rei Davi, e acabou cantando. Ele escreveu aquela letra e, depois, eu coloquei a letra do meu jeito.

Basicamente, isso era um clamor do rei Davi, dizendo Eu não temerei, não importa o que venha contra mim. A letra diz Strength of my life, who will I dread? Even though the wicked doer tries to devour my flesh [Força da minha vida. A quem temerei? Ainda que o mal tente devorar minha carne]. Isso significa que é forte. Mas é apensa um clamor dizendo que eu não devo temer. O rei Davi diz que ainda que dez ou mil o cerquem e eles queiram levá-lo, ele estará descansado porque ele sabe que nada vai acontecer a ele. Cara, essa é a paz que eu quero para a minha vida.

De qualquer forma, aqui você tem o P.O.D. conhecido por ser cristão em uma banda de rock e você tem esse rapper judeu. Nós criamos laços com ele num instante, um respeito por ele e suas crenças e sua cultura. Nós só comemos pão e nos mantivemos por um dia. Nós tínhamos kosher preparado. Nós nos mantivemos como irmãos. Nós realmente tínhamos uma ligação espiritual familiar com ele.

Mooring: Há mais alguma coisa sobre o Testify que você queira acrescentar.
Sonny: Só que nós estamos muito empolgados com esse álbum. Apenas a simples palavra testify (testemunho) se aplica a nossa própria vida e as coisas que nós acreditamos. Nós encorajamos as pessoas a falar aquelas coisas e a ser aquelas coisas e a gritar isso pelos telhados. E seja qual for o caminho que você faça isso – seja pela música, seja pela arte, seja apenas sendo um pai ou uma professora de escola – eu acho que com esse álbum nós estamos realmente tentando encorajar as pessoas a se manter naquelas coisas que eles sabem que é real. O que for que você esteja passando em sua própria vida – ataques pessoais, batalhas – Deus é o mesmo, não importa as circunstâncias. E o mundo dEle nunca irá mudar.

Isso é o que nós estamos testemunhando. Nós não estamos dizendo Olhe o P.O.D. e o sucesso que nós temos. Nós estamos dizendo que Deus é o mesmo desde o dia que nós começamos até o dia que nós vamos terminar, e Deus é bom sempre.

Fonte: Christianity Today

Pedido por Camila Zanette, Augusto Bruno, André Luiz da Rocha e Tiago Filipe Henrique

Para ver mais notícias sobre o P.O.D. faça seu pedido no mural ao lado ou deixe comentários abaixo. Para saber quando uma novidade sobre ele for publicada no Clube 144, cadastre-se gratuitamente.

Clique sobre os nomes e adquira álbuns do P.O.D. com os menores preços da internet:
Testify,
Greatest Hits,
Snuff the Punk,
Payable on Death,
The Fundamental Elements of Southtown,
Live,
Brow,
Satellite,
Warriors 2,
Maximum

Veja Mais:
Site oficial do P.O.D.
P.O.D. no blog do My Space

Nenhum comentário:

Postar um comentário